Você já ouviu falar que o paladar humano sente quatro gostos: o salgado, o azedo, o doce e o amargo. Mas há um quinto gosto, que é essencial para que uma comida seja considerada gostosa. É o umami, descoberto em 1908, pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. O quinto gosto foi reconhecido pela comunidade científica internacional em 2000, e assim, o umami é hoje considerado o responsável pela sensação de deliciosidade quando comemos algo gostoso.
Para nós, da Mitiki, a presença do Umami é fundamental nos produtos que comercializamos. Vamos analisar a função do umami em cada um dos pratos que oferecemos para a sua experiência.
Monges budistas do Japão que foram estudar na China, no século 11, trouxeram na bagagem a escrita dos ideogramas e o know how do macarrão. Foi uma grande revolução alimentar. No início, o macarrão era uma comida restrita aos templos, mas logo se popularizou. O Japão criou a sua própria cultura do macarrão: o udon, o soba, o shirataki, o somen, o harusame... O macarrão que mais conservou a identidade de origem chinesa é o ramen, que o Japão reinventou, transformando-o em um dos seus pratos mais populares. Hoje estima-se que funcionem no país, mais de 30 mil casas especializadas em ramen. Cada tipo de ramen tem sua história, que brotou das características da região onde ele foi concebido. Insumos...
O Washoku, a culinária tradicional japonesa, foi indicada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, pela UNESCO, em 2013 e é a nossa inspiração-raiz.