SOBRE NÓS

O que é mitiki

O foco de atuação da Mitiki é a cultura gastronômica e tudo que potencializa essa experiência. Insumos, temperos, pratos prontos ou semi-preparados, receitas exclusivas, utensílios, ambientação. A ideia é oferecer produtos, mas também o seu conteúdo cultural, como um elemento agregador de uma experiência que amplia o significado da alimentação, e por fim, da vida.

CONCEITO MITIKI

É uma fusão de alguns ideogramas.
Ideias que se fundiram e compõem o nosso conceito.

Miti (道)

Caminho, rota

é caminho, rota, a via que escolhemos como nosso destino e que dá significado e razão às nossas ações. Este é o ideograma, em sua leitura chinesa, “dô”, é utilizado para as várias artes tradicionais do Japão, como o Sadô (cerimônia do chá), Kadô (ikebana), Kôdô (arte dos aromas), Budô (artes marciais).

Ikiru (生きる)

Viver

Para nós, a vida em toda a sua plenitude será alcançada quando soubermos experimentar a diversidade, as novas situações, novos sabores e saberes que despertem nossa curiosidade e por que não, a razão de viver.

Iki (粋)

Elegância e refinamento

é um conceito estético japonês que concentra muitas nuanças e todas elas remetem à ideia de elegância e refinamento, não só na forma, mas também nas atitudes e na maneira de enxergar a vida.

NOSSA VISÃO

"A Mitiki pretende ser uma plataforma de cultura gastronômica que leva até você uma experiência que vai amplificar o significado do que é comer"

Nossa inspiração-meta

A culinária nikkei

Assim como a fusão dos ideogramas, o processo de nosso conhecimento nos leva a pensar em como a culinária japonesa raiz, o washoku, pode ser interpretado por aqui, fundindo-se com os ingredientes e a ambientação local.

Os imigrantes japoneses, por exemplo, acionaram seus saberes para criar sabores próximos àqueles que eles conheciam e estavam habituados a consumir em seu país natal, integrando os insumos brasileiros com um toque japonês. Dessa fusão nasceu a culinária nikkei, que hoje vem se consolidando como um novo padrão de gastronomia.

Hoje, até mesmo os não-descendentes propõem hibridismos a partir de raízes da culinária japonesa. Um bom exemplo disso é o sushi de papada de porco, elaborado com maestria pelo chef Jefferson Rueda | A Casa do Porco Bar. Aqui, o chef usa um bom shari (arroz temperado de sushi), que vai servir de cama para a papada de porco passada no carvão, com um tarê (molho) agridoce, finalizado com tucupi-preto.

A culinária nikkei revela novos rumos para um hibridismo culinário criativo. 

Time MITIKI

Simone Xirata

empreendedora e sócia-fundadora do Jojo Ramen

Formada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, atuou por 9 anos em empresas de consultoria financeira, em projetos de viabilidade financeira, captação de recursos de longo prazo e reorganização societária.

Em 2013, em uma ânsia em fazer algo com propósito pessoal, decidiu empreender com o Jojo Ramen, projeto que foi planejado, desenvolvido e inaugurado em 2016, iniciando sua incursão no mundo gastronômico.

Em 2019 inaugurou a cozinha central do Jojo Ramen, onde também foi montada a 2ª unidade do restaurante e a operação de delivery do grupo.

Em 2020, em meio à pandemia, reuniu-se com mais outros sócios para criar uma nova proposta de experiência gastronômica (kits de comida, louças e bebidas) em formato de venda on-line, dando início ao Mitiki.

Yasmin Yonashiro

Sake sommeliere e Consultora de gestão de serviço

Com mais de 15 anos de atuação, possui vasta experiência no desenvolvimento de profissionais em restaurantes de gastronomia japonesa, na implementação na gestão de serviço com foco em atendimento, hospitalidade e omotenashi, e na elaboração de cartas de sake. Hoje presta consultorias para casas renomadas como Jojo Ramen e Makoto.

Desde 2012, dedica-se a difusão da marca Hakutsuru, através da importadora Kittobras, para quem presta consultoria e realiza treinamentos, palestras e eventos sobre de sake. Uma das primeiras profissionais no Brasil a obter certificação japonesa SSI (Sake Service Institute), título obtido em 2012, hoje é reconhecida como uma das maiores especialistas no assunto. Além desse título, também detém o WSET nível 1 e a Certificação da Adega de Sake. Atuou durante 4 anos como embaixadora da marca Jun Daiti, da Diageo.

Em 2018, lançou junto com outros sócios uma empresa de bebidas, na qual é responsável pelo desenvolvimento do líquido, a Gáz Sake, uma bebida gaseificada a base de sake com frutas naturais.

Em 2020, com sua expertise em sake e em proporcionar um serviço de atendimento de excelência, se reuniu com outros sócios para criar a Mitiki, empresa que se propõe a desenvolver experiencias gastronômicas em formato de kit de comida, bebida e louças.

JO TAKAHASHI

Produtor de conteúdo em arte, cultura e gastronomia e suas conexões entre o Brasil e o Japão.

É autor de dois livros premiados ("A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike" e "Izakaya: Por dentro dos Botecos Japoneses", ambos publicados pela editora Melhoramentos e detentoras do Gourmand World Cook Award). Está em fase de finalização do livro "Ramen/Lámen", com lançamento previsto para o primiro semestre de 2021 pela editora JBC.

Foi diretor de arte e cultura da Japan Foundation por 25 anos, onde atuou como curador e produtor de projetos em artes visuais, dança, teatro, música, fotografia e estudos japoneses. Atuou como curador de arte do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, realizado em 2008, com a presença de Sua Alteza o então Príncipe Naruhito, atual Imperador do Japão.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduação na Universidade de São Paulo, desenvolveu especialização em Sapporo, no Japão. Foi professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo por dez anos.

JEF LOMBARDI

gestão empresarial

Experiência de 15 anos em Gestão Empresarial atuando em transformação digital e melhoria de gestão dos negócios. Formado em Administração pela FEA-USP, traz a experiência de consultoria para apoiar empreendedores na gestão dos seus negócios. Aprendeu com o Jojo Ramen a ser um Ramen Lover.

lucas yokota

marketing & Negócios disruptivos

Profissional de marketing formado na ESPM, tem mais de 7 anos de experiência na indústria de tecnologia. Trabalhou na Microsoft e agora é Business Executive no Google e mentor de Growth & Digital marketing na Google For Startups.

Para se conectar ainda mais com ancestralidade e comidas afetivas, criou a página de gastronomia e cultura @alemdosushi (no Instagram). Ainda no ramo de gastronomia, é conselheiro de marketing do restaurante Taiwanês Mapu.

Agora, aplica sua expertise em marketing para negócios de crescimento exponencial em empresas de propósito transformacional pela cultura, assim como a Mitiki.